matilde, ar jovem e soalheiro, ribeirinho e pacato, condescendente e nutrido, parece sempre avistar ao longe a proa, mas não sabe ao ribeiro velejar um bote. três madeixas sobre um pensar que, tão certo, se encaminha para a leveza de um suspiro que de o sentir já cedo suspirava! matilde, um pouco louca, pouco?, é bem verdade. proveniente de uma previsível família que, em relance, já lembrava uma forquilha, ao haver um qualquer desajeito, não tanto organizado. nascera num seio errado, parco e, do amor de outrora, era já de todo sem saudade; um típico salgadinho sobre a mesa que saberia a azedume na hora de jantar, se o sal fosse em demasia. e dez dias antes da discussão, já sabia o fadário e dez dedos em mãos que não chegavam para contar os gaiatos que nem com cinco montados na sebosa cara de maresia e sardinha aos dez tostões,
e é boa e saborosa e fresca e não lhe rouba o parco à carteira!, se iam. noviça e de jeitos, boca carnuda, olhos de neblina em domingo e vacilantes jeitos sobre as cestas dos navegantes que, de rotas, vergonhosas se diziam ser, pelos cachimbos em bocas. mas ao entregar-se, se rendia, também, todo o mar aos seus cobiçados contornos límpidos de cetim e era um laço que se abria sobre a costa, para que a enlevasse acima de qualquer maresia.
ai, porto, matilde. e que ciúmes de te acolher desnuda e de vestes ainda despida. ciúmes meus, para ti se devem e são tragados e esmorecidos… são teus! e o porto que te beije, enfim. ó, o porto, matilde.
.
matilde
.
6 comentários:
volta ao porto matilde.
excelente texto. tem a capacidade de colocar num ambiente imaginário o leitor.
muito bom (:
acho que as minhas palavras já não suficientes para dizer o que a tua escrita me transmite.
este é sem dúvida um dos meus facoritos.
mas é que adorei tanto :)
oh, eu mereço que sejas simpático?
sinto-me lisonjeada :)
és um querido.
boas férias :)
mesmo muito bom, Eduardo.
awwww *-* yaa foi tão fixe, nem imaginas.
eles são brutais mesmo
ouve o resto das músicas e vais adoras, principalmente as letras, são lindas :)))
é verdade, a música é tudo :)
beijinhos querido
gostei do novo look do blog.
Admiro a tua forma de escrever. Admiro as expressões, admiro a fluência. Lembra-me um véu de seda ao vento, ondulando suavemente. Sinto-me a respirar quando leio este texto.
Postar um comentário